Suplementos de óxido nítrico funcionam?

Suplementos de óxido nítrico são vendidos como sendo tão bons quanto os esteroidesmas o que a pesquisa diz? Funcionam ou simplesmente não valem nada? Leia o artigo para descobrir.

Você quer ter bíceps duros como pedra?

E o que acontece com aqueles enormes músculos, ouvi-se dizer que pulsam com veias tão grossas quanto um tubo cirúrgico!

Brincadeiras a parte, não há como negar que os suplementos de óxido nítrico são extremamente populares. Homens e mulheres gastam milhões de reais todos os anos na esperança de construir força e massa muscular mais rápido.

Mas eles funcionam? Ou eles são um desperdício de dinheiro como a maioria dos outros suplementos de musculação?

Vamos descobrir.

Suplementos de óxido nítrico

A primeira coisa que você precisa saber sobre estes suplementos é que eles não contêm óxido nítrico, que é um gás.

Em vez disso, a maioria contêm como seus principais ingredientes uma ou mais formas do aminoácido arginina (Arginina alfa cetoglutarato, como sendo o mais popular).

Este aminoácido é suposto para aumentar os níveis de óxido nítrico no sangue, que por sua vez é suposto para aumentar o crescimento muscular, força e desempenho.

Agora, o que as pesquisas dizem a respeito disso?

Os (aparente) benefícios dos Suplementos de óxido nítrico 

A maioria dos suplementos de óxido nítrico são vendidos em primeiro lugar como potentes construtores musculares.

Para o efeito, os comerciantes de suplementos muitas vezes citam pesquisas mostrando que a suplementação de arginina pode aumentar os níveis de óxido nítrico no corpo, que  aumentam o calibre dos vasos sanguíneos melhorando o fluxo sanguíneo.

Este mecanismo de fluxo sanguíneo foi mostrado para melhorar o desempenho do exercício em doentes com doença cardiovascularmelhorar a saúde do endotélio (o endotélio é o revestimento dos vasos sanguíneos).

O aumento do fluxo sanguíneo também aumenta a entrega de nutrientes para os músculos, o que foi mostrado para  elevar as taxas de síntese de proteína. É por isso que suplementos de óxido nítrico e a arginina em geral são muitas vezes comercializados como se fossem esteroides naturais.

Outro mecanismo apresentado como um argumento decisivo da arginina é a sua capacidade de aumentar a produção de hormônio do crescimento em resposta ao exercício. Isso é música para os ouvidos do consumidor médio, que é doutrinado para acreditar que mais hormônio do crescimento de qualquer tipo e quantidade vai ajudá-los a construir mais músculo.

Isso tudo parece muito bom, mas basta olhar um pouco mais perto e você vai começar a perceber moscas na sopa.

Primeiro, vamos falar sobre as reivindicações sobre o hormônio do crescimento porque eles são 100% falsas.

Sim, os suplementos que aumentam os níveis de óxido nítrico como a arginina e citrulina pode aumentar os níveis de hormônio de crescimento quando você se exercita, mas não, isso não vai ajudá-lo a construir mais músculo.

A longa história curta é esta: o hormônio do crescimento tem um potente efeito anticatabólico, mas não estimula o crescimento do músculo esquelético e não aumentar a força. E estamos referindo a aplicação dramaticamente dos níveis hormonais através da injeção direta de GH, e não tomar um suplemento que fracamente aumenta a produção natural por uma hora ou menos.

E só para pregar um prego final no caixão do hormônio do crescimento, vamos dar uma olhada em um interessante estudo realizado por cientistas da Universidade McMaster, com homens jovens treinados.

Os sujeitos treinaram 5 vezes por semana durante 12 semanas e seguiram um protocolo dietético padrão (ingestão de alta proteína, nutrição pós-treino, etc.).

O achado primário do estudo foi que os picos induzido pelo exercício de hormônios anabólicos, como a testosterona, hormônio do crescimento e IGF-1, permaneceram todos dentro da normalidade fisiológica, não teve nenhum efeito sobre crescimento muscular geral e ganhos de força.

Ou seja, todos os sujeitos obtiveram ganhos musculares, mas as variações no tamanho dos picos hormonais entre eles não tiveram qualquer influência sobre os resultados.

O principal argumento aqui não é que você deve tomar esteroides, mas que as coisas que você pode fazer para aumentar naturalmente seus níveis de hormônio anabólico não são susceptíveis de afetar o seu crescimento muscular.

E caso você esteja se perguntando, se ele não ajuda a construir músculos por que o hormônio do crescimento se tornou tão popular no mundo do fisiculturismo? Parece aumentar consideravelmente o crescimento muscular quando combinado com o uso regular (e perigoso) de insulina e grandes doses de esteroides anabolizantes.

Assim, com mecanismos de hormônio do crescimento e do óxido nítrico alinhado, vamos seguir em frente.

O grande problema com arginina como um impulsionador do óxido nítrico e auxílio ergogênico é a sua falta de confiabilidade. Ou seja, ele funciona para algumas pessoas, mas não outras. Alguns juram ver efeitos positivos os outros não perceber absolutamente nada.

O melhor que pode ser dito sobre a arginina é que se você tomar bastante (6 a 10 gramas), você pode ou não ajudar a tirar mais proveito de seus treinos.

Não é muito emocionante, e é por isso que não recomendamos a suplementação de arginina para fins de treino.

Em vez disso, outro composto melhor é o aminoácido citrulina.

A citrulina é convertida em arginina nos rins e resulta em maiores e mais elevados níveis de arginina no plasma do que a suplementação com L-arginina em si. É também eleva os níveis plasmáticos de outro amino ácido, ornitina, que reduz a fadiga induzida por exercício.

É por isso que a pesquisa mostra que a citrulina confiável pode melhorar o desempenho do exercício e reduzir a fadiga e dor muscular.

O pensamento final sobre Suplementos de óxido nítrico 

A pesquisa mostra claramente que aumentar os níveis de óxido nítrico no plasma pode melhorar o desempenho de treino. Suplementos que fazem isso são adições valiosas para o seu regime se você estiver olhando para maximizar o desempenho.

Dito isto, os benefícios dos suplementos de óxido nítrico são muitas vezes exagerado. Eles não vão disparar a sua força ou ajudá-lo a ganhar massa muscular como esteroides.

Se você quiser ver o que um suplemento de óxido nítrico pode fazer por você, vá com citrulina em vez de arginina. Tomar uma dose clinicamente eficaz de 6 a 8 gramas por dia e você deve notar melhorias em seus treinos dentro de uma semana.

Qual a sua opinião sobre os suplementos de óxido nítrico? Tem algo para dizer? Deixe nos comentários abaixo!

 

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