Roupas de compressão e recuperação

Vimos no primeiro artigo sobre o assunto que a corrida é uma prática esportiva maravilhosa, porém nos últimos anos os praticantes estão em busca de acessórios para melhorar o desempenho, hoje veremos se as roupas de compressão melhoram a recuperação muscular.

Roupas de compressão e efeitos sobre a recuperação

Hoje em dia os atletas e não atletas estão cada vez mais se preocupando com a recuperação ou como se recuperar de maneira rápida e eficiente, geralmente a performance cai quando a recuperação é mal sucedida, há diversas maneiras de promover recuperação muscular, massagem, recuperação ativa, técnicas com rolo de espuma, crioterapia, eletroestimulação, são técnicas bem conhecidas, mas será que roupas de compressão mais precisamente meias, são eficazes como meio de recuperação muscular? Vamos ver o que falam os estudos.

Um estudo de uma universidade britânica investigou os efeitos sobre calça de compressão (15 mmHg) sobre recuperação muscular comparada com a recuperação ativa em homens e mulheres de aproximadamente 19-26 anos de idade, o objetivo era promover 5 séries de 20 saltos pliométricos ao solo (drop jump), com plataforma com altura de 60cm, e pausa de 2 minutos entre as séries, após o ensaio os atletas utilizavam as calças compressivas por 24-48 horas, tanto o grupo controle quanto o que treinou com as calças de compressão tiveram resultados parecidos quando medido a enzima CK (dano muscular), LDH (Lactato Desidrogenase) e PMS (percepção de dor muscular).

Sobre o tempo de pré e pós  sprint de 5m, 10m e 20m o grupo que utilizou a calça obteve um tempo melhor, entre os testes de agilidade não teve diferença entre os grupos, os achados do estudo segundo os pesquisadores, é que utilizar a calça como fonte de recuperação por 48 horas pode não providenciar a melhora significativa de marcadores de dano muscular ou melhora da recuperação.  

Uma meta-análise composta por estudos que verificaram a eficácia das roupas compressivas sobre a recuperação, onde foram verificadas as variáveis sobre a força muscular, potência, creatina quinase (CK) e dor muscular de início tardio, dados foram extraídos de 12 artigos científicos, os testes foram realizados sobre o tempo de 24hs, 48hs e 72hs após exercícios. Análise dos estudos indicam moderado efeito sobre a redução da dor muscular de início tardio, força muscular, potência e creatina quinase.

Os resultados dos estudos indicam que as roupas compressivas são “efetivas” no aumento da recuperação muscular.    

Considerações finais e limitações

Nos estudos existem diversas limitações, na qual deixa os resultados menos surpreendentes e fidedignos, alguns estudos com pequenas amostras, sem grupo controle, outros estudos obtiveram as roupas de compressão de grandes marcas de roupas esportivas, apenas um estudo controlou a pressão das roupas sobre o membros, entre outras limitações, alguns atletas relataram desconforto ocorrido pelas roupas, ocasionando desconforto.

Performance e recuperação, ambos equilibrados mantém o atleta em segurança, diversas maneiras fazem a melhoria do corredor, invista no certo, correr, treinar e descansar, a ciência vem melhorando a cada ano, fazendo com que profissionais da área de educação física tenha um grande repertório científico para poder melhorar sempre a performance do atleta, porém a mídia, marketing e as grandes empresas crescem em um ritmo maior, investindo pesado em propagandas ou comprando cientistas para venderem seus produtos, o que é melhor para você é responsabilidade de uma equipe multidisciplinar composta de professores de educação física, médicos, psicólogos, que juntos irão promover a saúde, para que você possa correr bem e melhor, não são apenas acessórios que fará você ser o melhor de si, mais sim você mesmo.

Na questão recuperação, roupas e meias já são bem reconhecidas na questão clínica, porém existem outros métodos de recuperação já citados acima, e as roupas compressivas “podem” ser um meio de recuperação com pequenos efeitos sobre algumas variáveis fisiológicas, porém não é um padrão ouro.

Consulte um profissional da área de educação física, para buscar suas metas e alcançar seus objetivos.

Qual a sua opinião sobre roupa de compressão e recuperação? Tem algo para dizer? Deixe nos comentários abaixo!

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