Memória muscular: benefícios da estética para a vida

Por muito tempo sabe-se que o ganho de massa muscular ocorre bem mais rápido quando se retorna ao treinamento, do que quando se inicia pela primeira vez, mas qual é a real história por de trás da “memória muscular?

Se você já passou algum tempo treinando, e por algum motivo ficou um bom tempo sem treinar, e depois voltou a treinar novamente, você deve ter notado que parecia recuperar a força e volume muscular muito mais rápido do que a primeira vez!

Essa aceleração do progresso é um fenômeno conhecido muitas vezes referida como “memória muscular”, mas o que realmente acontece?

Células musculares e sua capacidade de crescer

A resposta para o paradigma da memória muscular começa com um fato interessante sobre as próprias células musculares: elas são muito grandes e uma das muito poucas células multinucleadas em nossos corpos, ou seja, elas contêm muitos núcleos, e não apenas um.

A medida que os músculos recebem uma sobrecarga, como forma de adaptação, novos mionúcleos são adicionados as células musculares, o que permite então crescer em tamanho. De fato, o número de mionúcleos no interior das fibras musculares é uma das condições mais importantes que regulam o tamanho do músculo.

Mas, se o treino de força faz com que o corpo forme novos núcleos nas fibras musculares, que os permitem crescerem mais, o que acontece com os nossos músculos quando paramos de treinar por longos períodos de tempo? Nós sabemos o que acontece no espelho, perdemos o volume muscular, mas o que acontece fisiologicamente?

O mecanismo da “memória muscular”

O termo memória muscular era atribuído somente a fatores neurais por falta de qualquer mecanismo de memória local muscular, no entanto a memória local existe. Por muito tempo acreditava-se que, depois de ter parado de treinar um músculo durante um determinado período de tempo (destreinamento), os novos núcleos musculares adquiridos durante o período de treinamento eram perdidos em um processo chamado apoptoseIsso representaria a perda de tamanho e força muscular que ocorre durante o destreinamento, e que parece fazer sentido. Porém, não é bem assim que ocorre.

Acontece que, enquanto o destreinamento resulta na atrofia muscular, os novos núcleos adicionados durante o período de treinamento são mantidos por pelo menos 3 meses de inatividade.  Na verdade, há evidências  de que esses novos núcleos são  mantidos por mais tempo, o que significa que o treino de força induz  permanentes alterações fisiológicas nas fibras musculares.

A ideia de que os núcleos são adicionados nas fibras musculares com o treinamento e são perdidos com o destreinamento é falsa. Na realidade, é mais parecido com isso:

  1. Os músculos são submetidos a sobrecarga e novos mionúcleos são adquiridos pela primeira vez, antes mesmo de qualquer aumento muscular. Através da formação contínua e dieta adequada, esses núcleos sintetizam novas proteínas musculares , e assim, as fibras musculares crescem.
  2. Após a formação dos núcleos, as fibras musculares são resistentes a atrofia, graças ao aumento da quantidade de núcleos. No entanto, se o destreinamento continua por um tempo prolongado,  as taxas de degradação de proteínas excedam as taxas de síntese de proteínas e os músculos diminuem de tamanho, mas os núcleos não são perdidos.
  3. E algum tempo depois, quando o treinamento é retomado, o volume muscular aumenta rapidamente, porque a etapa de formação de novos núcleos é “ignorado”, pois eles já estão lá, prontos para sintetizarem proteínas musculares, aumentando rapidamente o tamanho do músculo.
Memória muscular
Memória muscular

Este é o motivo do porque o resultado com retorno ao treino é mais rápido do que o primeiro treinamento realizado por aqueles sem histórico de treinamento, e esse é o mecanismo da “memória muscular“.

Memória muscular, amigo para sempre?

É bom saber que todo o tempo dedicado em uma sala de musculação será benéfico para o resto de nossas vidas.

Na verdade, pesquisadores acreditam que “encher” nossos músculos com o maior número de núcleos que pudermos enquanto somos jovens pode nos beneficiar muito com o avanço da idade, porque a capacidade de criar mionúcleos é prejudicada em idosos, e com isso a construção muscular fica mais difícil nos anos futuros, e a perda de massa muscular é um dos riscos mais graves para a saúde associados com o envelhecimento.

Além disso, enquanto algumas semanas de destreinamento é suficiente para reduzir ligeiramente o volume muscular, você pode ficar tranquilo sabendo que um pouco de tempo sem treinar não vai definir o seu regresso.

Mesmo que você fique  semanas ou até mesmo meses sem treinar, você provavelmente vai achar que é mais fácil voltar ao treino de novo quando você sabe que retornar ao seu estado anterior de aptidão física será muito mais rápido do que a primeira vez. E se você é capaz de frequentar poucas vezes a academia, você pode manter o tamanho e força com dois treinos, ou mesmo de um por semana.

Possui alguma dúvida sobre memória muscular? Deixe nos comentários abaixo.

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