Eletroestimulação causa hipertrofia?

Se você quer saber se a eletroestimulação pode ajudar você a ganhar mais músculo, força e se recuperar mais rápido, então você quer ler este artigo.

Imagine que chocar seus músculos com energia elétrica ajudaria seus músculos a crescer e se desenvolver mais rápido!

E se ele pudesse reduzir o dano muscular induzido pelo exercício e ajudar a se recuperar melhor de seus treinos?

E se pudesse torná-lo mais forte?

Bem, é por isso que muitas pessoas compram e usam máquinas de eletroestimulação (EMS).

Eles acreditam que são uma maneira fácil e segura para ganhar massa muscular e força mais rápido e irão aumentar a recuperação muscular.

Por um lado, toda a abordagem parece muito científica, e não temos visto vários atletas profissionais ligados a essas máquinas?

Então, alguns estudos científicos não valem o papel em que está publicado, e alguns atletas vão bater o tambor para qualquer coisa que traz um cheque de pagamento.

Máquinas EMS são caras, então precisaria oferecer uma recompensa considerável para justificar o custo.

Bem, quando você começa a ter um olhar crítico na ciência, aqui está o que você aprende:

EMS não é bobagem de pseudociência, mas também não é tão grande quanto os fabricantes de máquinas nos querem fazer acreditar.

Sim, é seguro, mas não, ele não vai afetar drasticamente o crescimento ou recuperação muscular.

Dito isto, não significa que você não deve necessariamente dar uma chance. Você deve apenas ter um olhar crítico.

E é isso que nós estamos indo para baixo neste artigo, mostrar o que a EMS é, como funciona, e o que a ciência tem a dizer sobre a sua eficácia.

O que é a eletroestimulação muscular?

Eletroestimulação é exatamente o que parece: usar uma corrente elétrica para estimular a contração dos músculos.

Isso pode ser feito porque seus músculos naturalmente contraem em resposta a sinais elétricos enviados pelo seu cérebro, e máquinas EMS replicam esses impulsos, fazendo com que os músculos se contraiam no comando.

Eletroestimulação funciona?

Este é o lugar onde as coisas ficam cinza.

EMS teve um grande impulso em 1976, quando um cientista soviético chamado Yohan Kots divulgou pesquisa mostrando que a EMS poderia aumentar a força em até 40% em atletas de elite.

Isso animou um monte de pessoas, e desde então, centenas de estudos têm sido feitos sobre EMS.

A EMS aumenta o crescimento muscular?

No fundo, levantamento de peso envolve muitas e muitas contrações musculares, e como resposta os músculos respondem através crescimento e se tornam mais fortes.

EMS também contrai seus músculos mais e mais, por isso, teoricamente, deve ser capaz de estimular o crescimento muscular também, certo?

Bem, na verdade não.

Nenhum estudo até agora descobriu que EMS pode impulsionar o crescimento muscular em qualquer grau significativo.

Isto não é surpreendente quando se considera a fisiologia do crescimento muscular.

Não há nenhuma carga externa com EMS, o que significa que não há sobrecarga progressiva, e não há nenhuma amplitude de movimento, que também desempenha um papel importante no desenvolvimento muscular.

Resumindo:

EMS é um estímulo muito fraco para o crescimento muscular e não deve ser considerado um construtor do músculo. (clique aqui para twitar isso)

A EMS aumenta a força?

Existem três maneiras principais de obter mais forte:

  1. Aumentar o tamanho do músculo.
  2. Aumentar a eficiência muscular.
  3. Aumentar a eficiência do movimento.

O primeiro ponto é bastante óbvio (há uma razão pela qual as pessoas mais fortes no ginásio são geralmente mais musculosas, também), mas o segundo e o terceiro são frequentemente ignorados.

A “eficiência muscular”, estamos referindo à forma bem como a força que o seu corpo pode recrutar suas fibras musculares.

Assim, mais fibras individuais em um músculo podem ser ativados, e mais rápido essa ativação pode ocorrer, e assim, mais peso eles podem mover. É por isso que os músculos podem ficar mais forte sem ficar maior, eles podem “aprender” a trabalhar de forma mais eficaz, o que lhe permite obter mais potência do que o músculo que você tem atualmente.

A “eficiência do movimento”, estamos referindo em realizar melhor os exercícios e reduzir a quantidade de desperdiço de energia no movimento.

Por exemplo, se você está balançando o quadril para frente e para trás durante o agachamento, você desperdiça um pouco de energia que poderia estar indo para mover o peso para cima e para baixo.

É por isso que a maioria dos programas de força requer que você faça um monte de exercícios compostos na musculação e colocar um monte de ênfase na forma adequada.

Quanto mais você praticar adequadamente qualquer atividade física, seja jogando uma bola de beisebol ou fazer um agachamento, melhor você começa a dominá-lo. E, no caso do agachamento, quanto melhor você lidar com ele, mais peso você vai ser capaz de levantar.

Agora, dizem que a EMS que pode aumentar a força, melhorando a eficiência muscular. Ou seja, por “ensinar” as suas fibras musculares para disparar de forma mais eficaz.

Você vê, quando o cérebro dispara um sinal para que um músculo se contrair, muitas fibras individuais são ativadas no músculo, mas na maioria dos casos, algumas são mantidas em “reserva” para serem ativadas quando aquelas que fazem o trabalho ficar fadigadas.

A EMS por outro lado, faz todas as fibras individuais em um músculo se contrair de uma só vez, e é por isso que estudos mostram que ela pode ativar cerca de 30% mais fibras num determinado músculo do que simplesmente contraí-los.

A teoria então, é que, fazendo isso com freqüência, você pode melhorar a capacidade do seu corpo para recrutar mais fibras musculares quando estão sob tensão (a partir de levantamento de peso, por exemplo).

Parece bom em teoria, mas como é que não deu em nada?

Bem,  alguns estudos descobriram que EMS produz um ligeiro ganho de força, e outros descobriram que isso não faz diferença.

Infelizmente, a maior parte da pesquisa disponível sobre a eletroestimulação é falho por uma série de razões, o que torna difícil tirar conclusões.

A EMS melhora a recuperação muscular?

evidências de que exercícios leves, como a caminhada, é melhor do que o descanso completo para a recuperação de um treino. Isto é conhecido como “recuperação ativa”.

A EMS nos diz que, pode fazer a mesma coisa usando pulsos elétricos mais curtos, mais suaves para imitar o exercício de lazer.

No entanto, esta teoria foi desconsiderada.

Estudos mostram que a EMS não melhora a recuperação muscular ou reduz a dor muscular.

Os cientistas acreditam que esta é provavelmente devida ao fato de que a EMS não aumenta o fluxo sanguíneo da mesma forma como a recuperação ativa faz, que é um dos seus principais benefícios.

Como usar a eletroestimulação?

Neste ponto, você provavelmente já perdeu o interesse na EMS, certo?

As máquinas são caras e a ciência diz que é improvável para ajudá-lo de qualquer forma significativa.

(Obtendo um pouco de creatina em vez disso, vai realmente ajudá-lo a ganhar massa muscular e força mais rápido e se recuperar de seus treinos melhor).

Dito isto, se você não se importa com o preço e é apenas curioso para ver se a EMS pode ajudá-lo a ganhar força mais rápido, como ele tem mostrado para algumas pessoas em alguns estudos, em seguida, vamos olhar para a forma de fazê-lo direito.

Como usar a estimulação elétrica muscular

Se você estiver querendo usar, então você espera ter as melhores chances de sucesso com EMS, então você precisa seguir várias regras de ouro.

1. um grupo muscular de cada vez.

Máquinas EMS só pode funcionar se focado em um grupo muscular de cada vez, por isso não tentar atingir seu peito, quádriceps, bíceps tudo de uma vez.

2. Fazer em um membro por vez.

Você quer estimular ao máximo o músculo alvo, e colocando as ligações em ambos os membros irá diminuir a corrente.

3. Mantenha o músculo relaxado em uma posição confortável.

Você deve ter certeza que o músculo trabalhado deve estar em repouso completo, sem tensão.

4. Não estimular os músculos antagonistas simultaneamente.

Cada músculo tem um antagonista, que realiza o movimento oposto ao desejado, contraindo quando os outros relaxam e vice-versa.

Por exemplo, os antagonistas do bíceps é o tríceps, e do quádriceps são os isquiotibiais.

Então, se você está querendo ativar seu bíceps com EMS, não atinja seu tríceps também. Trabalhe eles separadamente.

5. Coloque as almofadas de eletrodo corretamente.

Se você realizar isso errado, você vai prejudicar ou anular os resultados, por isso siga as instruções da máquina.

6. Não pule o aquecimento.

Você não quer realizar uma descarga elétrica dentro em um músculo frio com a corrente mais poderosa a sua máquina pode produzir.

Em vez disso, começar com o protocolo de aquecimento, para deixar o tecido muscular pronto para os estímulos mais fortes.

Como (possivelmente) aumentar a sua força com o EMS

Onde EMS tem beneficiado a força, ele tem sido utilizado em conjunto com o treinamento de resistência para estimular músculos anteriormente treinados no dia.

Assim, por exemplo, se você treinou seu corpo superior hoje, você poderia usar EMS em seu peito, ombros e tríceps.

Para melhores resultados, espere 6 a 8 horas após a sessão de treinamento antes de fazer a EMS, permitindo que os músculos possam se recuperar parcialmente do treino.

E em termos do protocolo EMS, depois de um aquecimento, estimular seus músculos com 6 a 10 segundos de contrações rígidos, seguido por 50 segundos de descanso.

Repita 10 vezes e descanse.

A maioria das pessoas que têm relatado sucesso com EMS recomendando realizar 2 a 3 sessões EMS por semana por grupo muscular principal, com pelo menos 48 horas entre as sessões de grupos musculares individuais.

Como escolher uma boa máquina de EMS

Máquinas de Compex são geralmente considerado a melhor. Eles são simples, confiável e usado por atletas de elite em uma variedade de esportes.

Eles fazem vários modelos diferentes, variando de cerca de U$ 200 a U$ 1000, e um dos mais populares, também é o mais barato: o Edge Compex.

Outra unidade muitas vezes elogiada é a linha Globus Speedcoach. Eles começam com mais de duas vezes o preço das máquinas Compex, mas algumas pessoas dizem valer a pena.

O pensamento final sobre eletroestimulação

Eletroestimulação não é o que muitas pessoas dizem.

Ele não vai melhorar significativamente o seu desempenho ou a recuperação, mas não é uma farsa também.

Há alguma pesquisa que mostra que ele pode aumentar um pouco a força se for combinado com levantamento de peso regular, mas é improvável para ajudar você a ganhar massa muscular mais rápido ou reduzir o dano muscular ou dor.

Ele também pode ajudá-lo a manter melhor a forma (afastar destreinamento) se você está doente, viajando, ou não pode entrar no ginásio como faz normalmente.

Isso é tudo o que podemos dizer sobre eletroestimulação agora, mas eu suspeito que vamos saber mais nos próximos anos, à medida que mais estudos são realizados sobre ele.

Qual é a sua opinião sobre a estimulação elétrica muscular? Deixe nos comentários abaixo!

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