Como impulsionar o sistema imunológico parte 1: O exercício

Ficar doente é uma porcaria. Bem, nesta série de artigos, você vai aprender formas cientificamente comprovadas para potencializar (aumentar) o seu sistema imunológico e vencer a doença mais rapidamente.

Todos os anos, as doenças varrem as nações como gafanhotos, perfurando as defesas naturais do nosso corpo e nos deixando com nariz escorrendo, dor de garganta, febres e muitos outros sintomas debilitantes.

E enquanto todo mundo odeia ficar doente, é especialmente agravante para nós do mundo fitness que treinamos. Ele não só nos deixa fora de nossas rotinas por dias ou mesmo semanas, uma vez que estamos melhores, demora quase muito tempo para voltar no nível que estávamos em termos de desempenho.

É por isso que usamos as várias estratégias que serão mostradas nesta série de artigos para potencializar (aumentar) o sistema imunológico e vencer essas doenças, para que quando obtermos um resfriado uma ou duas vezes por ano, eles sejam muito suaves e durem apenas alguns dias.

Então, vamos começar discutindo o que é o sistema imunológico e como ele funciona, e então vamos chegar a como fortalecê-lo e prevenir e superar rapidamente a doença.

Como funciona o sistema imunológico

O sistema imunológico é uma rede incrivelmente complexa de células, tecidos e órgãos que defendem o corpo contra “ataques” de invasores externos. A maioria desses invasores são organismos pequenos como bactérias, parasitas e fungos causadores de infecção e vírus, todos capazes de florescer no corpo humano.

Os tipos de invasores lá fora número de milhões, e o trabalho do sistema imunológico é reconhecê-los e mantê-los para fora. Alguns inevitavelmente escapam pelas defesas do corpo, no entanto, e o sistema imunológico caça-los para baixo e limpa-los com tipos especiais de fluidos e células.

Por exemplo, dê uma olhada na seguinte imagem:

Na imagem à esquerda, você pode ver duas grandes bactérias que causam gonorreia, lado a lado. Na imagem à direita, você pode ver essas bactérias “engolidas” por uma grande pilha imune conhecida como neutrófilos, que engolfa e mata as bactérias invasoras.

Quanto mais saudável o seu sistema imunológico, mais rápido e mais poderosamente ele pode derrotar invasores, evitando a doença em muitos casos e reduzindo a gravidade e a duração em outros. 

Exercício e sistema imunológico

Considerando o fato de que o exercício regular melhora a quase todos os aspectos da nossa saúde, não é nenhuma surpresa que  melhora diretamente a função imunológica.

No entanto, é possível ter mais de uma coisa boa: muito exercício pode realmente prejudicar o sistema imunológico, que é um dos sintomas de overtraining. Em última análise, o que é “muito exercício” varia de corpo para corpo, mas nossa experiência trabalhando com milhares de pessoas nos ensinou isso:

É mais difícil esmagar o sistema imunológico com exercícios do que você imagina. E isso é especialmente verdadeiro quando você está comendo abundância de alimentos saudáveis e recebendo descanso e recuperação o suficiente. Dito isto, geralmente recomendamos que as pessoas limitem o seu exercício semanal total para 8 horas ou menos de treinamento no total, e que eles incluam um dia de nenhum exercício a cada semana.

Exercício quando doente

Entendemos totalmente o desejo de se exercitar quando estamos doente. Depois de estabelecer uma boa rotina de exercícios, você  realmente não gosta de falhar com ela.

No entanto, a realidade é que exercício intenso só vai fazer a doença piorar, por quê? Porque o exercício intenso  deprime (abaixa) temporariamente a função imunológica, o que dá aos invasores mais tempo para causar estragos em seu corpo.

Dito isto, a pesquisa com animais mostrou que o exercício leve (20 a 30 minutos de corrida leve em esteira) realizada enquanto infectado com o vírus da gripe aumenta a função imunológica e acelera a recuperação.

Efeitos semelhantes foram observados em estudos humanos, bem como, o que é por isso que recomendamos realizar não mais de 3 sessões de 20 a 30 minutos de cardio luz quando doente (você nunca deve ficar sem muito fôlego para falar).

O pensamento final sobre o exercício e sistema imunológico

Vimos que sem dúvida o exercício ajuda e muito a potencializar o seu sistema imunológico, então se exercite sempre.

Agora, respeite seu corpo, não ultrapasse seu limite com seus treinos, e quando estiver doente, simplesmente diminua a intensidade do seu trino.

O que você acha dessas estratégias para impulsionar o sistema imunológico? Tem mais alguma coisa a acrescentar? Deixe nos comentários abaixo!

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