Como diminuir a dor muscular tardia

Se você se exercita regularmente, e especialmente se você levanta pesos, você provavelmente já sentiu dores musculares decorrente do exercício. Mas será que existe estratégias que de fato ajudam a amenizar a dor muscular tardia induzida pelo exercício físico?

Todos nós aprendemos apenas a lidar com ela, mas as vezes pode ser bastante desconfortável, ainda mais para os que estão iniciando, afinal, dor é oposto de prazer.

Felizmente, existem algumas estratégias simples, cientificamente comprovados que amenizam a dor muscular tardia (DMT), e fique tranquilo, reduzir a dor muscular não vai atrapalhar seus ganhos.

Mas antes de irmos para as estratégias, vamos primeiro esclarecer um equívoco comum sobre a dor muscular: que dor significa que seus músculos estão crescendo.

Não é bem assim que ocorre, a DMT não é necessariamente uma boa maneira de julgar a eficácia do seu treino. Leia o post sobre se dor muscular tardia é sinônimo de hipertrofia pra saber mais.

 Como amenizar a dor muscular tardia e melhorar a recuperação muscular

Bom, antes de falar sobre as estratégias viáveis para reduzir a dor muscular, vamos passar por cima de algumas soluções comumente prescritos que não são muito recomendas:

  • Alongamento: Estudos têm comprovado que o alongamento, antes e após o exercício, apesar de aumentar a amplitude de movimento, diminuir a rigidez músculo tendínea, não ajudam a reduzir a dor muscular tardia induzida pelo exercício.
  • Banho de gelo: Um estudo mostrou que essa técnica não é eficaz para reduz a dor muscular tardia, por isso não há necessidade de sofrer com esses procedimentos.
  • Remédios anti-inflamatórios: Os remédios anti-inflamatórios de fato podem reduzir a dor muscular tardia induzida pelo exercício, porém eles também podem inibir a síntese de proteínas, o que significa menos de crescimento muscular, creio que você não acha isso uma boa ideia, não é mesmo?

Agora, vamos as soluções que de fato funcionam e não trazem malefícios:

  • Recuperação ativa:  Recuperação ativa é simplesmente um exercício que é mais fácil do que o que causou a dor, e é um que você deve terminar se sentindo melhor do que quando você começou. Isto tem sido comprovado para reduzir a dor muscular tardia. Exemplos de uma recuperação pode ser a bicicleta para a musculatura dos membros inferiores, e nadar para a região superior do corpo.
  • Massagem: Um estudo mostrou que a massagem é uma forma eficaz para reduzir a dor muscular tardia induzida pelo exercício físico, além de ser uma bela maneira de se relaxar. 
  • Espuma de rolamento: De acordo com um estudo , espuma de rolamento reduz a gravidade da dor muscular tardia que ocorre após o treinamento, e ainda aumenta a amplitude de movimento.
  • Suplemento com carnitina: L-carnintina é um dos poucos suplementos que é comprovado para ajudar a diminuir a dor muscular tardia induzida pelo exercício.
  • Yoga: Uma pesquisa mostrou que a prática de yoga pode ajudar a diminuir a dor muscular tardia.

Sendo assim, ao fazer tudo o que puder para maximizar a recuperação muscular, você pode ajudar a amenizar a dor muscular tardia, caso queira evitá-la, controle as variáveis do treinamento na sala de musculação.

Possui alguma dúvida ou conhece alguma outra estratégia para amenizar a dor muscular tardia? Deixe nos comentários abaixo.

Avalie este artigo!
Novo Cadastro