Bulking ou Cutting? Quando você deve ganhar massa ou perder gordura

Se você quer saber qual a melhor maneira de ganhar músculos e perder gordura e qual você deve fazer primeiro (bulking ou cutting), então você deve ler este artigo!

Algumas pessoas dizem que fazer Bulking e Cutting é desnecessário para construir um corpo sarado é coisa de fisiculturista.

Outras defendem como sendo a melhor forma de se ter um corpo sarado!

Ambos estão certos, e errados.

A verdade é que, quando essas duas fases são feitas do modo correto, é a melhor forma de construir um belo corpo.

Por outro lado, se você fizer da maneira errada, você acaba estragando o visual do seu corpo.

E nesse artigo você vai saber como tirar o melhor proveito das duas fases, e conquistar um corpo sarado.

Bulking ou Cutting, por onde começar?

Focar no ganho de massa muscular ou na perda de gordura depende da sua gordura corporal.

Se o seu percentual de gordura atual está alto, então sua prioridade é emagrecer (cutting) e não ganhar músculos, Se o seu percentual de gordura atual está baixo, então sua prioridade é ganhar massa muscular (Bulking) e não em perder mais gordura.

E é fazendo essas duas fases de forma eficaz que você consegue transformar o seu físico.

Quando entrar no Cutting (perda de gordura)?

Se você se sente mal com o seu peso e acha que tem muita gordura, este é o momento que você deve entrar na fase de Cutting (mesmo que seu objetivo seja ter um corpo musculoso).

Essa é a escolha mais inteligente e saudável a se fazer.

Vamos fazer o que vai te manter motivado e feliz.

Agora, se você achar que você não está muito gordo ou muito magro e estiver na dúvida, então em qual fase você deve começar depende do seu percentual de gordura.

Homens com 15% ou mais e Mulheres com 25% ou mais devem focar na perda de gordura (Cutting).

Eu digo isso por vários motivos:

  • Sua autoestima ficará alta.
    Ninguém gosta de se sentir gordo, e ficando abaixo dessas faixas de gordura corporal, você não vai ficar com um aspecto de uma pessoa gorda, e isso fará você se sentir bem e motivado. E você consegue manter uma rotina de dieta e treino por muito mais tempo quando você gosta do que vê no espelho.
  • Você fica mais saudável.
    Sabemos que o excesso de peso pode causar várias doenças, e ficando nessa faixa de gordura corporal você consegue se manter saudável.
  • Você ganha mais gordura e menos músculos.
    Você tem mais facilidade de engordar quando está com excesso de peso e mais dificuldade de ganhar massa muscular (você verá em breve).
    Isso ocorre porque os níveis do hormônio estrogênio aumentam, que faz com que o armazenamento de gordura seja acelerado.
    E quando gordura está alta, as pessoas tendem a comer muito pouco por vários meses pelo tanto de gordura que elas precisam eliminar. O que torna cada vez mais difícil perder gordura, além de perder grande quantidade de músculos.

Até quando ficar na fase de cutting?

A fase de Cutting ou perda de gordura deve ter um limite.

Quando começar a fase de Cutting esse deve ser o seu alvo:

  • Se você é um homem: permaneça nela por cerca de 8-10 semanas ou até atingir cerca de 10% de gordura corporal.
  • Se você é uma mulher: permaneça nela por cerca de 8-10 semanas ou até atingir cerca de 15-20% de gordura corporal.

E se depois de 10 semanas eu não atingir meu objetivo?

Simplesmente PARE!

Se você permanece por muito tempo em uma restrição calórica:

Por isso, se você estiver com 15% (homens) e 25% (mulheres) de gordura corporal, faça primeiro o Cutting.

Se você achar que vai ficar muito magro começando por aqui, fique tranquilo.

Eu já estive nessa situação.

Acredite, siga esse conselho e você terá maior proveito quando estiver na fase de ganho de massa muscular.

Aqui está o que você precisa para fazer um Cutting com segurança:

Quando entrar no Bulking (ganho de músculo)?

Se você se sente muito magro e acha que precisa ganhar um pouco de peso e massa muscular, então você deve entrar na fase de Bulking.

Sendo assim, você deve entrar na fase de Bulking se estiver dentro desses critérios:
Homens com 10% ou menos de gordura corporal e Mulheres com 20% ou menos de gordura corporal devem focar no ganho de massa muscular (Bulking).

Digo isso por vários motivos:

  • Você ganha gordura mais devagar
    Quando você está com níveis de gordura baixos, sua sensibilidade à insulina é maior, e com isso seu organismo armazena menos calorias em forma de gordura corporal.
  • Você ganha músculos mais rápido
    Quando você está com níveis de gordura baixos, os níveis de testosterona se mantêm elevados, que é o principal hormônio do crescimento muscular.
  • Você permanece mais tempo na fase de Bulking
    Quanto mais magro você entrar na fase de Bulking, mais tempo você terá para ganhar massa muscular.
    Agora se você entrar com um nível elevado de gordura corporal, você vai ter que entrar na fase de Cutting em pouco tempo e você vai ganhar menos músculos do que deseja.

Até quando ficar na fase de Bulking?

Quando começar a fase de Bulking esse deve ser o seu alvo:

  • Se você é um homem: permaneça nela até atingir cerca de 15% de gordura corporal.
  • Se você é uma mulher: permaneça nela até atingir cerca de 25% de gordura corporal.

Não vá além dessa faixa de percentual de gordura corporal.

Se você consumir muitas calorias por muito tempo, você vai ganhar muita gordura (e muito mais gordura do que músculo).

E conforme você vai ficando com um excesso de gordura, alguns problemas vem junto (como citado anteriormente):

Aqui está o que você precisa para fazer um Cutting com segurança:

  • Faça muito levantamento de peso.

O pensamento final sobre Bulking e Cutting

Quando realizado da maneira correta, certamente a combinação de Bulking e Cutting é a melhor maneira de construir um corpo incrível.

Resumindo, você deve fazer o Cutting se:

  • Você é homem com mais de 15% de gordura corporal.
  • Você é mulher com mais de 25% de gordura corporal.

Você deve fazer o Bulking se:

  • Você é homem com 10% ou menos de gordura corporal.
  • Você é mulher com 20% ou menos de gordura corporal.

Se você seguir os conselhos deste artigo e manter seus níveis de gordura entre 20-25% (para mulheres) e 10-15% (para homens), você consegue desfrutar de todos os benefícios:

  • Você vai se sentir bem com seu corpo.
  • Você vai ficar saudável.
  • Você perde mais gordura e preserva o máximo de músculos durante a fase de emagrecimento.
  • Você ganha mais músculos e menos gordura durante a fase de ganho de massa muscular.

O que você acha sobre Bulking e Cutting? Tem algo para dizer? Deixe nos comentários abaixo!

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