Benefícios da banana na saúde e no desempenho

Quem não gosta de frutas? Deliciosas, saborosas e nutritivas, veja nesse artigo os benefícios para a saúde, e aos que treinam, como aumentar o desempenho com essa fruta, que pode ser usada como um ótimo PRÉ TREINO.

Bananas e benefícios para a saúde

A maioria das nossas funções fisiológicas são reguladas pelos compostos destes alimentos e se você não as tem em sua dieta, está com um grande problema. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda o consumo mínimo de 400g de frutas por dia, claro que quanto maior a variedade das frutas, melhor será a diversificação de nutrientes e minerais, além disto não há desculpa de não colocá-las em seu cardápio.

Banana no café, a tarde, no almoço, no açaí, o importante é comê-la, além de ser a segunda fruta mais consumida no mundo, e alguns pesquisadores acreditam que a banana pode ter sido a primeira fruta do mundo. Além de ser popular, ela só perde para o consumo de arroz, e sem contar que somos o terceiro maior produtor de bananas do mundo, então não tem desculpas de não apreciar esta fruta.

Segundo pesquisadores franceses na qual decifraram cerca de 91% do genoma da banana, observaram que por incrível que pareça em seus 11 cromossomos havia mais de 36 mil genes, e olha que o genoma humano pesquisado pelo projeto do genoma humano (HGP), há aproximadamente 20-25 mil genes em nossas células, ou seja, a banana saiu ganhando nessa comparação, esta fruta além de benéfica e gostosa, é achada em qualquer lugar que você esteja.

Uma banana média (~118g) contém aproximadamente 27g de carboidratos, 3.1g de fibras, 105 calorias, (422 mg) potássio, (0.43mg) vitamina B6, açúcares: (5.9g) glicose, (5.7g) frutose, (2.8g) sacarose, seu índice glicêmico é 51 (baixo a médio), similar a uva, manga e abacaxis.

A  banana é rica em outros minerais, como fósforo, sódio, cálcio, magnésio, ferro, cobre, zinco e manganês, e além das vitaminas A, C e complexo B, fibras, sem falar do seu alto poder antioxidante e além de ajudar no combate à depressão, diminuição de danos sobre o sistema nervoso central (SNC) causados por radicais livres.

Bananas e desempenho

Apesar de todos estes charmes e benefícios desta fruta, muitas pessoas deixam ela sobre a fruteira apodrecendo, ou seja, não sabem realmente o que estão perdendo. E aos que treinam, saiba que a banana poderia induzir e ser um composto energético ideal para o seu desempenho, porque além de servir para saúde, esse super alimento ainda serve como fonte de energia para o treinamento, confira abaixo…

Segundo pesquisadores do laboratório de nutrição da universidade de appalachian, na carolina do norte, realizaram uma pesquisa comparando a ingestão de bananas (efeito agudo) e bebida (gatorade) com uma quantidade significativa de 6% carboidratos (0.2 g/kg cada 15’) em 14 ciclistas treinados, que percorreram uma distância média 75 km (percurso estacionário), análises sanguíneas foram coletadas antes, depois e uma hora após o percurso, onde analisaram a glicose, monócitos (grupo de células do sistema imune), atividade oxidativa/antioxidativa, citocinas, e função imunológica dos atletas.

O resultado da pesquisa foi o mais impressionante, tanto a banana e a bebida com CHO, obtiveram resultados similares sobre o desempenho, glicose sanguínea, padrões de inflamação, stress oxidativo e imunidade inata, ou seja, mesmo sendo uma longa distância a banana foi capaz de suprir as demandas energéticas sobre o percurso quando comparado a bebida de energética composta de CHO,  sem contar que no grupo que ingeriu a banana, os níveis de dopamina (neurotransmissor do prazer) foram mais elevados quando comparado com CHO, aumentando após o trajeto e 1 hora depois.

Claro que mais estudos são necessários para confirmar esses achados, porém, os pesquisadores apontam que a banana realmente pode ser utilizada como fonte de energia para atividades de longo percurso, ou qualquer que seja a prática.

Hoje em dia a indústria farmacêutica aumentou muito nos últimos anos, e a quantidade de suplementos alimentares e bebidas energéticas sempre são as primeiras escolhas de quem está começando a treinar ou quem já treina há algum tempo (apesar da maioria dos suplementos não cumprirem o que prometem).

Pensamento final sobre bananas e desempeho

Agora, não estamos falando para você se entupir de bananas, mas queremos que vejam que não custa deixar de lado por um momento estes suplementos alimentares e ver que uma simples banana pode ter um efeito significativo para te fornecer energia sem se preocupar com produtos caros.

Queremos fazer você ver a variedade de alimentos que temos a nossa disposição e que, nem a mídia e muito menos a indústria irão divulgar, que ao invés irão colocar em sua mente que se você quer ter desempnho em seus treinos, você deve comprar suplementos caros que muitas vezes são divulgados como sendo suplementos dos deuses, mais que infelizmente não prestam ou como visto nesse artigo, podem terem os mesmos efeitos de uma fruta!!

Então fique atento, pare de jogar fora seu dinheiro e faça um bom consumo de várias frutas e claro como dito aqui, da banana, que além de serem bem baratinhas, trás benefícios a saúde e melhorar o desempenho, podemos dizer então que são consideradas um superalimento.

E você, já consome bananas em sua rotina? Tem algo para dizer? Deixe nos comentários abaixo!

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