5 motivos para você manter uma dieta rica em proteínas

Se você não mantêm uma dieta rica em proteínas, deveria! Veja 5 motivos pelo qual você deve manter uma dieta rica em proteínas.

A cada dia fica cada vez mais difícil acompanhar as novas “dietas da moda” que surgem.

Cada uma delas com o mesmo objetivo: ter um corpo magro e sarado!

Muitas delas deixando de lado nutrientes importantes, como a proteína.

Mas a verdade é que uma dieta tradicional é o que elas precisam para terem os resultados que procuram.

Aqui está uma verdade para começar:

Quando sua alimentação é rica em proteínas você constrói mais músculos.

Agora, vamos entender melhor porque você deveria manter uma dieta rica em proteínas.

A importância da proteína

Os nossos músculos são compostos principalmente por proteínas, por isso então que comer proteínas ajuda a construir músculos de forma mais rápida.

E se você é ativo e pratica algum tipo de exercício, principalmente a musculação, isso exige que você consuma mais proteínas do que uma pessoa sedentária para que você ganhe massa muscular.

Mas isso não significa que pessoas sedentárias devem ingerir pequenas quantidades de proteínas, se elas não comem proteína suficiente à medida que envelhecem, elas perderão massa muscular mais rápido, o que pode fazer com que ocorra uma morte prematura.

Conforme você aumente o tamanho de seus músculos, mais aminoácidos seu organismo necessita para manter toda a musculatura.

Outro fator é a idade, conforme você fica mais velho ocorre um certo grau de perda muscular e mais proteínas são necessárias para manter a musculatura.

Quando você treina, você está “danificando” seus músculos e para que ocorra a reparação muscular ocorre um processo chamado de síntese proteica, onde o organismo vai sintetizar novas proteínas para reparar e adicionar a musculatura “danificada”.

Além disso uma alimentação rica em proteínas traz diversos benefícios.

E são exatamente por esses benefícios que você deve manter uma dieta rica em proteínas:

1. Uma dieta rica em proteínas é mais eficaz para a construção muscular.

As proteínas são como blocos de construção para os seus músculos.Para que ocorra toda a reparação do tecido muscular, é necessário o consumo adequado de proteína.

E se você já tem algum tempo de musculação, provavelmente sabe da importância dela na dieta.

E não é novidade que ao manter uma dieta rica em proteínas você consegue ganhar massa muscular mais rápido.

2. Você vai se recuperar mais rápido dos treinos.

Se você se exercita, e principalmente  faz musculação, você exige muito da sua musculatura.Ao contrário do que muitos pensam, não é na sala de musculação que seus músculos vão crescer.

Para que seus músculos se desenvolvam é necessário uma boa recuperação para que de fato você possa ganhar massa muscular.

É aí que as proteínas entram, ela ajuda nesse processo de restauração do tecido muscular.

E se você mantém uma dieta rica em proteínas, esse processo de recuperação é acelerada, e com isso seu ganho de massa muscular também é acelerado.

3. Você consegue preservar sua massa muscular com uma dieta rica em proteínas.

As proteínas vão além de ajudar no ganho de massa muscular.

É muito comum as pessoas perderem massa muscular quando fazem uma restrição calórica para emagrecer.

Ao manter uma dieta rica em proteínas você preserva seus músculos durante a fase de emagrecimento.

Dessa forma você consegue emagrecer com segurança enquanto preserva o máximo de massa muscular possível.

E pessoas que não treinam também devem manter uma dieta rica em proteínas, pois com o passar do tempo perdemos massa muscular, e além disso pode ajudar a evitar a sarcopenia.

4. Você perde mais gordura ao manter uma dieta rica em proteína.

Perder peso e emagrecer são duas coisas totalmente diferentes, as pessoas não querem simplesmente “perder peso”.

Perder peso significa abaixar seu peso na balança independente do que você perde (água, músculo, massa óssea ou água).

Emagrecer significa perder apenas gordura.

E se você deseja emagrecer, já é comprovado que ao manter uma dieta rica em proteína você consegue perder mais gordura, incluindo a gordura da região abdominal.

5. Você consegue seguir a dieta por mais tempo.

Quem já fez ou segue e leva a sério uma dieta, sabe o quanto é difícil manter por um longo período de tempo sem sair da risca.

Essa dificuldade aumenta ainda mais quando se faz uma restrição calórica, pois a fome é o maior vilão.

Ao manter uma dieta rica em proteína, você se sente mais saciado.

E qual a relação disso com os resultados?

Isso torna mais fácil seguir uma dieta por mais tempo pois dificilmente você vai sentir fome, ainda mais se você estiver em fase de emagrecimento e manter uma dieta no longo prazo faz toda a diferença nos resultados.

Se você toma algum shake de whey protein após o treino, você provavelmente fica saciado por um bom período de tempo, e sabe do que estou falando.

Como iniciar uma dieta rica em proteína

Se depois do que você leu, você quer deixar sua alimentação rica em proteínas mas não sabe por onde começar, aqui vai algumas dicas:

As quantidades de proteínas que devem ser ingeridas é muito debatida.

Alguns estudos mostram que uma ingestão entre 1,3-1,8 gramas por quilo corporal (g/kg) pode ser o suficiente para tirar o maior proveito dos benefícios, porém podem ser necessárias doses maiores para pessoas que treinam com alta intensidade/frequência ou estão fazendo um déficit calórico durante a fase de emagrecimento.

Outro estudo sugere o mesmo, que doses entre 1,6-1,8 g/kg podem ser o suficiente, mas ressaltam que devem ser consumido quantidades maiores em casos de restrição calórica, consumo de carboidratos, intensidade e frequência dos exercícios, idade e tempo de treinamento.

Outros estudos que avaliaram atletas

aqui está uma boa margem:

  • Consuma entre 1,7-2 g/kg quando estiver em fase manutenção ou ganho de peso.

Isso garante que você obtenha todos os benefícios de uma dieta rica em proteínas.

  • Consuma entre 2-2,6 g/kg quando estiver fazendo uma restrição calórica durante a fase de emagrecimento.

Alguma pesquisas têm visto que quando você está fazendo um déficit calórico, sua necessidade proteica aumenta para que você não tenha uma grande perda de massa muscular.

Como mostra um estudo que as necessidades de proteína de atletas treinados com resistência com fazendo um déficit calórico são entre 2,3-3,1 gramas por massa muscular.

E no caso de você achar que pode fazer mal para a sua saúde, aqui vai o que você precisa saber:

Proteína e problemas de saúde

Muitos abominam quem faz o consumo frequente de alimentos ricos em proteínas, por dizer que uma dieta rica em proteínas faz mal para a saúde.

Isso é o que elas deveriam ver:

Proteína x Rim

Se você sofre com danos ou disfunções renais pré-existentes, então a Pesquisa mostra que você deve restringir a ingestão de proteínas, agora, se este não for o seu caso, uma dieta rica em proteínas nunca demonstrou causar danos aos rins.

Ao contrário do que muitos pensam sobre uma dieta rica em proteínas, ela se mostrou eficaz para manter a pressão arterial mais baixa  e  melhorar o controle de glicose no sangue em diabéticos, o que leva então a uma diminuição do risco de doença renal, não um aumento como muitos pensam.

Proteína x osteoporose

Com se não bastasse a falácia de que uma dieta rica em proteínas faz mal para os rins, também dizem que ela pode contribuir para o surgimento da osteoporose…

Mas para acabar com essa crença, a pesquisa  demonstra que manter uma dieta rica em proteínas  ajuda a prevenir a osteoporose, simples assim.

Você possui dúvidas sobre a alimentação rica em proteínas? Como está seu consumo de proteína? Deixe nos comentários abaixo!

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